Banco de atividades


Tarefa 10 -
Escolha um dos livros do escritor Júlio Emílio Braz que você leu e escreva um comentário sobre a obra (aproximadamente 12 linhas). Nesse comentário, conte brevemente o enredo da história, fale da temática tratada e a sua opinião sobre o livro lido. Observe todas as normas para se produzir um bom texto. Poste ou entregue a atividade até 31/10.




Tarefa 9
 

Em outubro, vamos receber em nossa Escola o escritor Júlio Emílio Braz. Já estamos lendo algumas de suas obras, com as quais iremos trabalhar. Agora, faça um trabalho de pesquisa sobe o autor: biografia, obras e temas, prêmios que já recebeu e outras curiosidades que você encontrar. Mas, atenção! PESQUISA NÃO É CÓPIA. Leia todo o material que encontrar e elabore seu trabalho. Entrega: até 28/09.

 
Tarefa 8
 Identifique a figura de linguagem que aparece em cada texto: (Siga a ordem dos textos.)
                                                                                                                               

                       

                       

                         

                         

                                                                                                                                             
                                                  Entrega: até 28/09.

Tarefa 7 - Revisão para a prova



Tarefa 6

Saber quando ocorre crase faz toda a diferença!
a) Explique o sentido da frase em cada contexto.
b) Em qual deveria ter o acento marcador de crase? Por quê?
          
                       
Tarefa 5

Leia os textos abaixo e identifique a tipologia predominante (narração, descrição, dissertação, injunção ou predição):



























 






















Tarefa 4 - Analisando anúncios
1. Leia o anúncio e responda:

                    
a) Esse anúncio foi veiculado na revista Claudia, destinada oa público feminino. Considerando essa informação e relacionando a imagem com o enunciado verbal, os sapatos representados são, geralmente, usados por esse público?

b) Separe os elementos mórficos da palavra "sapatinho" e classifique-os:

c) Que significado o sufixo -inho normalmente acrescentas às palavras? Entretanto, considerando-se o contexto desse anúncio, que sentido o sufixo -inho passa a ter nessa palavra?

d) Concluindo: a palavra "sapatinho" se refere aos sapatos da marca do anúncio ou aos da concorrência?



2. Leia o segundo anúncio para responder às próximas questões:


                                      

a) Indique o processo de formação da palavra "superconfortável":

b) Na parte visual do anúncio, há uma lata de sardinhas aberta com duas sardinhas. Como, normalmente, as sardinhas vêm nas latas? Como se encontram as sardinhas na lata do anúncio?

c) Em que outro elemento do anúncio as sardinhas aparecem cruzadas?

d) Unindo a imagem e a parte verbal do anúncio, que efeitos de sentido o anúnciante provoca?

Depressa!!! vamos lá. ENTREGAR tarefa até 0 dia 06/07.

Tarefa 3
                        

               









1. Complete o texto com por que, porque, por quê ou porquê e depois justifique:

(1)..................... o mar é salgado?

(2).......................... durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas do escoamento despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. Para se ter uma idéia, a água do mar é composta por 3,5% de sais, entre eles o cloreto de sódio, que é a mesma substância que compõe o sal de cozinha.
Vocês sabiam disso? Tudo tem um (3)...........................!
E sabe (4) ...........................?

(5)........................ o ser humano é curioso e vive querendo descobrir os (6).............................
do mundo. E como tudo no universo segue a lei de que nada se perde tudo se transforma, então não deveria existir a expressão "(7)........................ sim e pronto", concordam?
1.) ..............................................................................................................

2.) ..............................................................................................................
3.) ..............................................................................................................


4.) ..............................................................................................................
5.) ..............................................................................................................


6.) ...............................................................................................................


7.) ...............................................................................................................

ENTREGAR a tarefa até 0 dia 06/07. Não esqueça!


Tarefa 2

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Durante esse primeiro trimestre, trabalhamos vários assuntos dentro do projeto "Sustentabilidade". Escreva um comentário (aproximadamente 10 linhas) sobre a importância desse tema e das atividades desenvolvidas. Cuidado com a ortografia e a pontuação. Aguardo sua postagem até o dia 06/06.


Tarefa 1 - Revisão para prova
Pessoal! Preparem um esquema de estudo dos conteúdos que estudamos para o dia da prova (24/05):
Uso dos porquês
Homônimos e parônimos
Estrutura das palavras
Processos de formação das palavras




































                              



























































19 comentários:

  1. desculpa "sora"; não pude fazer ontem(02/06) a tarefa , então to fazendo hoje(03/06), espero que ainda aceite.

    No primeiro trimestre falamos sobre a sustentabilidade e sua grande importância nos dias atuais.
    No dia mundial da água, falamos sobre a importância da água para o mundo, seja para consumo, criação de energia hidroelétrica, regar plantas, etc.
    Nós assistimos a uma pequena palestra que falava sobre o meio ambiente(consumo consciente dos recursos, descarte incorreto de lixo,...).
    Fizemos também um passeio à CODECA, onde vimos como é feita a triagem do lixo e o seu destino.

    ResponderExcluir
  2. "Profe" Primeiramente quero me desculpar por não ter conseguido postar ontem (02/06/), pois fui viajar.

    Bom no início do ano letivo e foi meu primeiro ano perante a Escola Antonio Minella, presenciamos várias aventuras, como palestras passeios e experiências novas.
    Primeiro falamos sobre sustentabilidade, como podemos vela em nosso dia a dia e como ela é importante.
    Falamos também sobre o dia mundial da água, como ela está desaparecendo no mundo, como podemos evitar isso e também preservar nossas áreas verdes.
    Como meu colega Gustavo falou presenciamos a uma visita à CODECA (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), chegando lá vimos o processo que o lixo passa depois de ser consumido por nos seres humanos e fomos até para um museu em que estão presentes objetos que consumimos em nosso dia a dia e até tem algumas peças que funcionam.
    Então foi muito importantes ressaltarmos alguns assuntos como esses para poder colocar nossa consciência em foco.

    ResponderExcluir
  3. Com o desenrrolar do projeto promovido pela escola,tivemos a oportunidade de obter novas informações, antes desconhecidas. Com o passeio até a CODECA(Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), a visita à FIEMA (Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente), o multião de limpeza, a palestra promovida ela Secretaria do Meio Ambiente, e inclusive, o estudo de diversos temas secundários desenvolvidos pelos professores, como a prof. Cátia e a prof. Daiana, paralelamente ao projeto, de vários modos. Muito interessane a iniciativa das professoras de nos mostrar de um angulo diferente o assunto ao qual estávamos cansados.
    P.S¹: Depois de tanta escrita formal, uma gracinha. DUVIDO que alguém da nossa turma, agora deixe de lavar as caixinhas de leite, depois do tamanho do rato que vimos! hehehe' curti muito u.u
    P.S²: Deem uma passadinha no meu blog, e me digam o que acharam! http://misturinhadetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Para mim sustentabilidade é uma formado ser humano interagir no meio ambiente preservando-o e cuidando dele para as próximas gerações. Neste primeiro trimestre nossa escola realizou vários trabalhos e atividades em relação a sustentabilidade, como a visita á CODECA (Companhia de desenvolvimento de Caxias do Sul) , a FIEMA, mutirão para limpeza do bairro entre outros. Falamos e discutimos sobre temas como: água, lixo, reciclagem... Isso é uma coisa da qual todos nós sabemos, mas muitos de nós não cumprimos essas tarefas que se cada um fizer a sua parte com certeza conseguiremos tornar o nosso planeta em algo do qual possamos nos orgulhar e dizer: ''Eu ajudei a construir um novo mundo, sem tanta poluição e com pessoas conscientes.''
    Acho que todas essas atividades feitas na escola, sem dúvida, nos ajudou muito a nos informar e a nos conscientizarmos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Bom, no primeiro trimestre, na Escola Antonio Minella, trabalhamos com assuntos diferentes e um dele foi sustentabilidade. Sobre esse assunto, fomos visitar a CODECA (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul), visitamos a FIEMA (Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente), fizemos o Mutirão de limpeza, limpando as ruas do bairro e tivemos palestras também relacionadas a sustentabilidade. Achei muito legal a iniciativa da direção da escola juntamente com os professores de trabalharmos um pouco sobre a sustentabilidade pois é algo que está nos procupando muito. Mas enfim, gostei muito de trabalhar com esse projeto no primeiro trimestre, é um modo divertido e interessante de aprendermos sobre assuntos sérios, muito sérios.
    Eduarda Casagrande, 801

    ResponderExcluir
  6. Desde o início do ano, a escola propôs um projeto sobre "sustentabilidade", desenvolvido pelos alunos e a comunidade.
    Para estudos novos, visitamos a CODECA (Companhia de desenvolvimento de Caxias do Sul) e a FIEMA ((Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente), assistimos uma palestrante da Secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha, que tratou sobre o assunto da Água e participamos do Mutirão de Limpeza, promovido pela escola.
    A professora de Artes, Daiana, teve a iniciativa de confeccionar sacolas ecológicas e vende-las( As sacolas ficaram lidas(: ). Essa ideia fantástica está contribuindo muito para a sobrevivência do planeta, sendo que, o Brasil colabora com o mesmo.
    Brenda Trosinski

    ResponderExcluir
  7. Com todo esse desperdício que está acontecendo hoje em dia, a sustentabilidade se transformou num dever de todos os cidadãos.
    Por isso, nós fizemos vários passeios e atividades relacionadas a esse assunto no primeiro trimestre de 2012: fomos à CODECA em Caxias do Sul para aprendermos sobre o lixo; à FIEMA para sabermos os diferentes modos do lixo ser reutilizado; fizemos um mutirão de limpeza pelo bairro; assistimos a uma palestra que nos informava o destino do lixo descartado e confeccionamos sacolas ecológicas reutilizáveis com a professora de Artes. Bons exemplos de ter atitudes sustentáveis são: separar o lixo; não desperdiçar água; não desperdiçar energia; não poluir. Se todos tivessem essas atitudes com certeza nós teríamos um mundo melhor.
    Bruno de Souza Reinaldo 801

    ResponderExcluir
  8. A escola fez uma série de atividades em relação ao projeto de Sustentabilidade,alguns desses projetos foram:Compania de Desenvolvimento de Caxias do Sul(CODECA),Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente(FIEMA)e também palestras.
    CODECA:na CODECA fomos mais a fundo sobre os processos do lixo e conheçemos um aterro sanitário desativado.
    FIEMA:assistimos a um teatro e ganhamos sacolas ecológicas.
    Palestra:podemos saber mais sobre o funcionamento dos lixos produzidos em nossa cidade.
    Gostei muito do projeto,pois foi uma forma não tão cansativa e repetitivas de podermos entender mais sobre os temas tratados em cada uma das atividades acima,também nos conscientizou mais e a conscientizar os outros a preservar mais a nossa cidade.
    Um fato interessante foi que de alguma forma tivemos a oportunidade de envolver esse projeto a maioria das matérias.
    Franciele 801

    ResponderExcluir
  9. eu gosto muito de falar sobre sustentabilidade mas quando chega na hora de fazer. Nossa escola está de parabéms pois nós ja limpamos o bairro, recolhemos oleo de cosinha ja utilizados para fazer sabão ecologico, recolhemos loxo eletronico, e fomos a passeios que nos ensinaram o quanto reciclar é importante agora estamos fazendo ecobegs nas aulas de artes que tambem esta envolvida com o asunto sustentabilidade. Nas aulas de portugues ja discutimos sobre as sacolas plásticas e vimos que elas não são as culpadas de tudo mas sim somos nós que não sabemos descartar elas coretamentente.
    Guilherme Dal Cin 801

    ResponderExcluir
  10. Realizamos no primeiro trimestre uma série de passeios, mutirões e palestras nos orientando para o destino correto do lixo domiciliar. Visitamos a CODECA, a FIEMA, realizamos mutirões na escola e tivemos palestras sobre a sustentabilidade.
    Achei a iniciativa da escola muito boa, pois esclareceu todas minhas dúvidas, questões,... assim melhorei minhas atitudes em relação ao lixo, pois cada um fazendo sua parte conseguiremos um bom resultado.
    Acho também, que a sustentabilidade é uma tarefa de todos, começando por nós jovens, até a terceira idade. São ações como esta, da nossa escola, que ajudam mais ainda a sustentabilidade, pois além de recolher lixo, conscientizou a comunidade, pais e alunos.
    Djenifer P. C. do Amarante

    ResponderExcluir
  11. Bom, um assunto que está sendo muito discutido por todos hoje em dia é a sustentabilidade. Com isso, a escola Antonio Minella decidiu colaborar com esse projeto. Como já haviam falado anteriormente, muitas atividades aconteceram nesse primeiro trimestre: visitamos a CODECA, a FIEMA, fizemos mutirões de limpeza pelo bairro, tivemos palestra com a secretária do meio ambiente... Emfim, achei ótima a iniciativa da escola em colaborar com esse projeto, pois foi uma maneira diferente de concientizar as pessoas de que devemos cuidar do nosso planeta, afinal, todos ja estão cansados de ouvir falar de desmatamento, poluição... Mas agora não tem mais desculpa né pessoal! Com todos fazendo sua parte, podemos ir longe e salvar nosso planeta.
    Bruna de Souza Nunes

    ResponderExcluir
  12. Nossa escola está falando muito sobre a sustentabilidade que é muito importante para o nosso planeta. Então para aprofundar mais este tema "sustentabilidade" nossa escola fez um passeio para a CODECA. Foi um passeio muito legal que vimos como é importante a reciclagem do lixo e que devemos separar ele. Também tivemos palestras e fizemos uma limpeza em nosso bairro. Fizemos muitas coisas legais. A sustentabilidade é uma coisa que todos nós devíamos nos preocupar pois temos que cuidar do nosso planeta para que nossos filho e netos possam viver bem .

    Luan de Oliveira Lando 801 SEGUNDA TAREFA!

    ResponderExcluir
  13. Nossa escola esse ano escolheu o tema sustentabilidade para falar,a diretora junto com os professores combinaram várias coisas para ao longo dos dias irmos desenvolvendo nosso conhecimento sobre sustentabilidade.Tivemos muitas atividades:a palestra com a secretária do meio ambiente que aprendemos onde entregar os lixos tóxicos como a pilha;a ida a FIEMA,é uma feira onde as empresas mostram suas tecnologias para melhorar o meio ambiente,assistimos a um teatro e decoramos sacolas ecológicas que depois ficaram de presente para nós;também visitamos a CODECA,vimos a separação mais detalhada do lixo;participamos de mutirões pelos bairros pela coleta de lixo.Gostei muito pois aprendemos bem mais do que aprendemos em palestras e foi divertido participar das atividades feitas pela escola.
    Guilherme de Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Olá profª Cátia! Adorei o livro "Carolina e a Ostra"; achei um livro muito bom. Ele conta a história de uma garota que, ao perder sua família num acidente de carro, ficou desiludida e para ela a vida não havia mais sentido. Mas, ao final, algo bom acontece. Ela percebe que nada do que ela fizesse ia trazer sua família de volta. Então, simplesmente ela tenta esquecer a dor e viver uma nova vida...

    ResponderExcluir
  15. Oi profª Cátia! Adorei muito o livro ”um sonho dentro de mim” conta a historia de uma garota chamada Ana de 17 anos, que conhece um garoto chamado Rubinho de 18 anos, por quem se apaixona e resolve ter sua primeira vez com ele... Depois de um tempo ela descobre que esta grávida de 2 meses, e resolve ir ate a casa de Rubinho para dar a noticia e não encontra-o em casa. No outro dia ela sai com as amigas para o shopping onde elas fazem o chá de bebê, e ao volta pra casa recebe uma noticia muito ruim, Rubinho se matou, pois tinha AIDS. Ela entrou em desespero. Ana ficou em pânico, pois pensava que seu filho poderia nascer com o vírus... Foi para o médico fazer os exames para verificar se também haveria contraído o vírus e os exames deram positivos. Ela entrou para um grupo de aidéticos onde conheceu Fernando, que construíram uma historia de amor. Um ano se passou, e Rubinho cresceu forte e saudável sem vestígios da AIDS. Aninha e Fernando luta contra os próprios preconceitos JUNTOS.

    ResponderExcluir
  16. O escritor Júlio Emílio Braz já publicou mais de 170 livros, mas um deles que eu achei muito interessante foi o livro “Zumbi: O despertar da liberdade”. Esse livro conta a história de Celinho, um menino pobre que mora na rua e enfrenta uma vida muito difícil. Ele trabalha como se fosse um escravo para um explorador de crianças vendendo doces pela cidade. Celinho lida com muitas dificuldades e acaba entrando em confusões com outros meninos de rua. Mas o que realmente ajuda Celinho a dar a volta por cima em tudo isso foi a sua paixão pela leitura. Quando tinha tempo, ele ficava observando a vitrina de uma livraria desejando ler algum dos fantásticos livros expostos. Um dia, o dono dessa livraria percebe o interesse de Celinho pelos seus livros e oferece um livro a ele. Meio hesitante no começo, o menino acaba aceitando e então começa a adquirir conhecimentos. O livro que Celinho recebeu contava a história do Zumbi de Palmares, um bravo guerreiro que libertou várias pessoas da escravidão. O vendedor de livros fica encantado com sua paixão por ler e então começa conversar com Celinho e fazendo reflexões sobre o livro lido. O menino e o vendedor acabam se tornando amigos e então o vendedor, com a sua sabedoria, começa a ajudar Celinho a mudar de vida. Seguindo os conselhos do vendedor e ganhando confiança, o menino consegue se libertar de seu trabalho quase escravo e se torna independente.

    ResponderExcluir
  17. Tarefa 10.

    Um garoto consumista na roça de Julio Emílio Braz.
    A história fala de um garoto que vive na cidade, anda sempre na moda com roupas de grife. Quando o garoto entra de férias da escola, ouve um assunto que a mãe vai viajar com um cara que ela conheceu , aí que vem a surpresa,ele não vai ir com a mãe, vai ficar com o pai.
    Então ele acaba viajando com seu pai no interior de Minas, onde vivem seus avós e muitos tios e primos , tirando toda a sua rotina de um garoto que vive na cidade ele vai para o interior , mas acaba gostando de viver em um lugar tranquilo sem barulhos ao meio da natureza.

    Eu achei o livro bem bacana pois fala muito da atualidade como os jovens são hoje em dia.

    Luan de Oliveira Lando

    ResponderExcluir
  18. Tarefa 10

    Autor: Júlio Emilio Braz
    Livro: Um sonho dentro de mim
    Este livro trata de uma gravidez indesejada na adolescência entre dois jovens namorados. O problema era que o namorado da moça possuía AIDS e esta criança tinha grandes chances de herdar a doença do pai. Júlio trata o enredo da história de um jeito interessante e que prende o leitor ao livro, cada página passada é uma surpresa nova. Ele trata o tema "gravidez na adolescência" de uma forma atual. Muito bom o livro, e é por esse livro e por outros que ele possui tanto reconhecimento com nós leitores jovens.

    ResponderExcluir
  19. tarefa 10
    Li o livro senas urbanas de Júlio Emilio Braz, o livro fala sobre senas do cotidiano do nosso querido Brasil como por exemplo, preconceito, racismo, pedofilia entre outras situações. Este livro é dividido em 10 senas cada uma com sua temática, seus personagens, seu cenário. O livro é muito bom pois mostra o que muitos não querem ver é uma leitura para qualquer hora e lugar pois o livro é muito interessante e tem muito conteúdo este livro pode ser lido por todos crianças, adolescentes e adultos.
    Guilherme Dal Cin

    ResponderExcluir