domingo, 16 de setembro de 2012

Nossas produções

Com as fotos produzidas, cada aluno partiu para a produção de sua crônica. Eis aí o texto selecionado para a etapa municipal:

                                                                    Pingos na janela      

               Na janela, escorriam alguns pingos de chuva. Talvez isso já não surpreenda a ninguém, pois aqui no Sul isso já virou rotina. O frio e as chuvas sempre nos abençoam em grande parte do ano. Na paisagem, sobrevivem apenas nossas majestosas araucárias. Nos parreirais, os galhos secos guardam a esperança da próxima colheita. E um lindo nevoeiro toma conta de nossos montes.
               A chuva nesta tarde parecia lágrimas, depois que escorre uma não para mais. Os pequenos pingos que caíam sem cessar deixavam a janela cada vez mais molhada. Via de longe o esforço que o sol fazia para brilhar e nos aquecer novamente. Mas ainda não era hora dele voltar...
                A chuva engrossou, começou a ficar cada vez mais e mais forte. Muitos se escondiam ou se protegiam da chuva. Mas, para mim, era a melhor sensação do mundo. Não queria esperar a chuva passar, e sim, aprender a dançar conforme seu ritmo.
               Como todas as chuvas, temos nossos dias de lágrimas, angústias, tristezas. Uma hora passa. É só esperar...  Se a tempestade demorar, se os problemas parecem não ter solução, aprenda a superá-los no seu ritmo. Assim como a chuva tem seu tempo, as dificuldades também passam. Não se esconda da vida, pois o sol sempre volta a brilhar.

                                                                             Aluno(a): Djenifer Paganini Citron do Amarante

5 comentários:

  1. Muito bom essa atividade, gostei bastante de participar das olimpiadas de lingua portuguesa, espero fazer mais esse tipo de atividade bem criativo. Ayllen Brustulin


    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dessa tarefa diferente,que nôs ajudou bastante para produzirmos um texto mais criativo e coerente.
    Luan Marostica 801

    ResponderExcluir
  3. Está atividade começa nas olimpíadas de português, trabalhamos com vários tipos de crônicas, para entendermos melhor como fazer a nossa crônica. Adorei está atividade, pois para fazermos a crônica tivemos que "sair" em busca de uma foto inédita, que nunca alguém pensou em "bater", e depois escrevermos sobre ela. Enfim, amei está atividade.
    Eduarda Casagrande

    ResponderExcluir
  4. Achei esta atividade muito interessante, aprendemos a escrever e produzir um novo gênero de texto: Crônica. Cada aluno saiu atrás de uma foto e depois fizemos uma crônica para participar da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, sorte da Djenifer que teve o seu texto escolhido. Nós fizemos também cartazes sobre crônicas lidas em uma postila que cada um ganhou. Achei tudo isso o máximo! Andrei Palavro.

    ResponderExcluir
  5. Nesta aula, fizemos uma crônica cada um, pois nas aulas anteriores aprendemos como produzi-la. Gostei bastante, mas foi uma pena que que minha crônica não foi selecionada. Mas quero parabenizar a minha colega Djenifer Amarante, que passou para a faze estadual.

    ResponderExcluir